segunda-feira, 26 de setembro de 2011

cupins proliferam nas cidades

os cupins vÊm infestando muitas cidades brasileiras na busca de sua fonte de alimento a celulose eles devoram raízes de plantas móveis papéis tecidos couro e até paredes que encontram em seu caminho
na sociedade dos cupins há o rei a rainha as ninfas cupins jovens os operarios e os soldados.cada um tem um papel a desempenhar .
na primavera os machos e as fêmeas que tem asas saem dos ninhos e se encontram no ar em revoada em1 torno das luzes. O vôo é curto. A maioria morrerá cada casal sobrevivente formará um novo ninho onde o macho será o rei e a fÊmea a rainha sua função é acassalarse e por ovos. A rainha pode botar até trÊs milhões de ovos e viver de 25 a 50 anos.
Cupins operarios perfuram madeirra em um tempo integral alguns cuidam da segurança da rainha e dos ovos os soldados ficam sempre de prontidam para defender o ninho dos inimigos.
tamanduas tatus algumas ESPécies de passaros formigas e aranhas são predadores naturais dos cupins encontram farto alimento nas cidades eles proliferam sem parar



fonte ciencias o meio ambiente
carlos barros
wilson roberto paulino

OS FATORES DO CLIMA

O clima varia de lugar para lugar.A latitude,a atitude e a continentalidade são os fatores que mais influenciam essa variaçao.Quanto menor for a latitude,mais quente deverá ser o clima,a não ser nas grandes atitudes.Quanto maior for a atitude,mais frio deverá ser o clima.Quanto maior for a distancia em relação ao mar,maior deverá ser a amplitude termica anual menor a pluviosidade.Geralmente as áreas proximas ao mar são mais chuvoso por causa da influencia das massas de ar marítimas,que são úmidas.
Além de sofrer a influencia desses fatores, o clima de um lugar pode ser modificado por açoes e condiçoes locais da atmosfera,como a poluiçao,a direção do vento,a derrubada de matas,a influencia de correntes maríntimas.Em São Paulo, por exemplo,o verão é chuvoso,conforme o clima tropical da cidade e da região.Entretanto,há verões mais secos do que outros.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A divisão social do trabalho

historicamente os grupos humanos perceberam que repartir as tarefas torna o trabalho
mais eficiente ,tendo em vista a sobrevivencia do grupo.
Na maioria dos casos a repartição de tarefas permite que cada uma delas seja mais bem executada e com isso, o trabalho ganha em qualidade (maior produtividade )e em quantidade (maior produção ).
Embora ocorra em qualquer actividade económica ,a repartição de tarefas pode ser mais bem observada na industria moderna ,onde as varias etapas e operações do processo produtivo
são realizadas por diversas pessoas e ate em lugares diferentes.
E a chamada divisão técnica do trabalho,que você pode compreender melhor por meio do
esquema a seguir.
Divisão do trabalho numa fabrica

Você deve ter ouvido alguém comentar que em nossa sociedade ,as tarefas não são igualmente valorizadas .isso significa que a renda ou o salário das pessoas variam condor-
me a tarefa que realizam.
Fenómeno semelhante ocorre no conjunto de uma sociedade .
Para melhor produzir sua existência ,ou seja ,conseguir fornecer os meios para que os indivíduos possam satisfazer suas necessidades, a sociedades se organiza de modo que cada
actividade seja realizada por determinado conjunto de pessoas ,cada qual constituindo um segmento no processo do trabalho em sua escala maior:industriarias,agricultores,empresários,professores,médicos,e assim por diante.
a essa repartição de atividades chamamos de divisão social do trabalho.
Tal como acontece com as tarefas desempenhadas no interior de uma fabrica ou de uma empresa,as diversas actividades realizadas na sociedade também são valorizadas diferentemente ,segundo alguns factores:nível tecnológico,produtividade ,qualificação profissional e muitos outros.Disso resultam ganhos e salários distintos e,em consequencia ,diferentes sociais entre as pessoas.
A divisão territorial do trabalho

a diviasao do trabalho que ocorre no interior de uma fabrica ,ou na sociedade como um todo
(operários,médicos,eletricistas,professores),ocorre também no espaço 0produzido 0pela sociedade.,
se 0você observar o mapa económico de um0 pais,Vera que algumas regiões do território são mais usadas para a pecuária;em outras predomina a agricultura ;outras ainda apresentam grande concentração de industrias ;etc.existe,enfim ,uma repartição e chamada de divisão territorial do trabalho.
Em geral essa diferenciação regional ocorre por motivos históricos e vinculados a interesses económicos.tais interesses podem estar ligados factores naturais,como ,por exemplo ,a localização estratégica de uma determinada região :
  • sua proximidade ao mercado consumidor de maior poder aquisitivo;
  • a posição privilegiada em relação ao mercado externo (uma área litorânea ,a fronteira com um pais comprador);
  • a presença de recursos minerais ,etc.




















quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MONTANHAS
Montanhas são fromas elevadas do relevo , que se descatampor apresentar altitudes superioores as regioes vizinhas .As montanhas mais elevadas são as que resultou de dobramentos , isto e ,de forças internas (em geral , do encontro da placas tectónicas),que provocam enormes dobras nas rochas , dando origem a cadeias de montanhas.
Tanto nos contientes quanto no fundo do oceanos ,existem montanhas de dobramentos . São as chamadas montanhas jovens ou típicas , que se formam no período terciário (era ezoica).Podemos citar como exemplo de montanhas de dromamento:
*os Alpes , na Europa;
*a cadeia dos Antes , na América do Sul;
*as montanhas Rochas ,na America do Norte;
*o Himalai , na Asia , que apresenta as maiores altitudes do planeta.
Asmontanhas mais velhas e mais baixas também são resultado de dobramentos , mas foram muito errodidas , principalmente pelas chuvas , e , consequentemente , rebaixadas com o decorre de centenas de milhões de anos.
Existem outros tipos de montanha , entre os quais podemos descarta:*as montanhas vulcanicas , isto e , resultantes de vulcânicas ,isto e , resultantes de vulcões .

fonte:geografia crítica j.william
fonte:geografia crítica j.wiliaevesentini
vãnia vlah

o lugar

PODE-SE DIZER QUE LUGAR É UMA PORÇÃO OU PARTE DO PEDAÇO ONDE VIVEMOS NOSSO DIA A DIA EM INTERAÇÃO COM UMA PAISAGEM ISTO É NUMA RELAÇÃO EM QUE NÓS INFLUENCIAMOS ESSA PAISAGEM E ESTABELECEMOS VÍNCULOS.
NOSSA CASA NOSSA RUA NOSSA ESCOLA A CASA DE UM AMIGO DE UM PARENTE O BAIRRO SÃO EXEMPLOS DE LUGARES COM OS QUAIS CRIAMOS UMA IDENTIDADE OU SEJQA QUE TêM IMPORTâNCIA É SIGNIFICADO PARA NÓS.
AO MUDARMOS DE CASA DE RUA DE ESCOLA OU DE BAIRRO TEMOS DE NOS ADAPTAR ÁS DIFERENÇAS DA PAISAGEM ASSIM COMO ESTABELECER VÍNCULOS COM A NOVA LOCALIZAÇÃO E COM AS PESSOAS QUE DELA FAZEM PARTE.


FONTE:PROJETO ARARIBÁ GEOGRAFIA
SONIA CUNHA DE SOUZA DANELLI

a idade do gelo

Há dois milhões de anos as geleira cobriam grande parte das terras do hemisfério norte e, em menor proporção, do hemisfério sul.Essa época é conhecida como Idade do Gelo ou Época Glacial,quando ocorreram nevasca por longos períodos.
Épocas mais frias épocas mais quentes se alternavam.Nas épocas mais frias,havia grande acumulo de gelo,porque a fusão da água era lente.Nos períodos mais quentes,acontecia o contrário:o gelo se fundia(se derretia)mais rapidamente.
Acredita_se que, ainda hoje, a Terra vive um período interglacial,ou seja, está no meio de um desses período.Trata_se de um período mais quente e com tendência para o aumento gradativo da temperatura.
Apesar disso, algumas regiões, especialmente as próximas dos pólos, ainda se encontram cobertas de gelo.Para que você tenha uma idéa dessa quantidade de gelo,podemos dizer que, se todo ele se derretesse,O nível dos oceanos se elevaria em 60metros e as cidades litorâneas de todo o mundo ficaram cobertas de águas.

fonte:Ciências O MEIO AMBIENTE
CARLOS BARBOS
WILSON ROBERTO PAULINO

ralampagos e trovôes

durante uma tempestade ,os relâmpagos e os trovoes ocorrem por um processo semelhantes ao dos estalido faíscas que observamos nas situações descritas que em grande escala .As nuvens acumulam grande quantidade de cargas eletricas quando estão suficiente cargas eletricas . Quandiestao suficiente carregadas ,podem provocar uma descarga eletrica.Os eletrons saltam repentinamente de uma nuvem para outra , ou para o solo ,ou ainda dentro da própria nuvem dando origem aos raios .
quando saltam da nuvem para a terra os eletrons toam especial preferência por lugares altos e por objectivos pontiagudos.
essa ultima caracteristica dos raios conhecida por poder das pontas foi de cobertas por Benjamin Franklin levou o a invenção dos para raios

postado por Ícaro e Rafael Gonçalves

quais são os beneficios do sol

quais são os benefícios do sol
.os rios ultravioleta sintetizam uma substância que se transforma em vitamina d. essa vitamina ajuda a vida o raquitismo , controlando o aproveitamento dos ossos e dos dentes.
. não basta ingerir alimentos ricos em fósforo e cálcio . essas substancias não se fixam nos ossos quando há deficiência de vitamina d.
.por isso , é saudável expor-se ao sol , com protector solar , nas primeiras horas da manhã.
a "qualidade "do sol depende da localização geográfica ?
.a intensidade da radiação solar é mais forte em regiões montanhosas que na praia há um fator agravante : a areia , que funciona como refletor dos raios .
.no nordeste do brasil a radiação é mais intensa porque essas é a regiao mais proxima da linhas do equador . quanto mais ao sul , mais branda é a radiação . no verão , a radiaçao é mais forte e os cuidados devem ser maioresem todas as regioes.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AS ESTAÇÕES DO ANO

MUITO TEMPO OS SERES HUMANOS OBSERVAM QUEM CERTAS ÉPOCAS DO ANO A TEMPERATURA AUMENTA E FAZ MAIS FRIO, EM OUTRAS AINDA AS FLORES DESABROCHAM. ESSA ÉPOCAS SÃO AS estações do ano: VERÃO, OUTONO, INVERNO E PRIMAVERA. SE O EIXO IMAGINÁRIO DA TERRA NÃO FOSSE INCLINADO, NÃO EXISTIRAM AS ESTAÇÕES DO ANO.
EM MARÇO E EM SETEMBRO, A LUZ SOLAR ATINGE IGUALMENTE OS DOIS HEMISFÉRIO.NO HEMISFÉRIO NORTE,MARÇO E O MÊS DA PRIMAVERA E SETEMBRO E O MÊS DO OUTONO.NO HEMISFÉRIO SUL, OCORRE O INVERSO:A PRIMAVERA E EM SETEMBRO,E O OUTONO EM MARÇO.
AO LONGO DESTE LIVRO VOCÊ VAI ESTUDAR OUTROS FAUTORES QUE TAMBÉM INFLUENCIAM AS ESTAÇÕES DO ANO, COMO A ATMOSFERA DA TERRA, AS TRANSFORMAÇÕES NATURAIS DO PLANETA E AS TRANSFORMAÇÕES PROVOCADAS PELA AÇÃO HUMANA.




FONTE:CONSTRUINDO O ESPAÇO HUMANO
IGOR MONTEIRA E ELIZABETH AURICCHIO

O SISTEMA SOLAR E A TERRA

O SISTEMA SOLAR É FORMADO PELO SOL E PELOS ASTROS QUE GIRAM AO SEU REDOR COMO A TERRA O PLANETA ONDE VIVEMOS.
ASSIM COMO OS DEMAIS ASTROS A TERRA NÃO FICA PARADA NO ESPAÇO SIDERAL ELA EXECUTA IMPORTANTES MOVIMENTOS.
O SOL É A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DE NÓS. A LUZ E O CALOR QUE ELE IRRADIA FORAM FUNDAMENTAIS PARA QUE SURGISSE A VIDA NA TERRA.
NESTA UNIDADE VAMOS ESTUDAR ESSAS E OUTRAS CARACTERISTICAS DO NOSSO PLANETA.

FONTE:PROJETO ARARIBÁ GEOGRAFIA
SÓNIA CUNHA DE SOUZA DANELLI

Quantos fusos horarios existem no Brasil

O Brasil é um país muito extenso: de leste a oeste são aproximadamente 4320km.Álem disso, possui algumas ilhas no oceano Atlantico, que ficam a 1100 km do litoral.Não é coviniente estabelecer apenas um horário num território tão grande .Por isso,existem no Brasil quatro fusos horários.Observe o mapa da página seguinte.
Oprimeiro fuso, com a hora mais adiantada,abrange as ilhas de Fernando de noronha, trindade, Martim Vaz e penedos de são pedro e são Paulo.Esse fuso está duas horas atrasado em relação á hora de londres,istoé,á hora do fuso inicial, por onde passa o meridiano de Greenwich.
Osegundo fuso é o mais importante,por que determina a hora oficial do país,hora de Brasilia:
abrange todos os estados litorÂneos e também Goías, Tocantins e Minas Gerais.O estado do pará é o único que ficou cortado ao meio por esse fuso.Em relação á hora do meridiano de greenwch, esse fuso apresenta um atraso de trÊs horas.
O terceiro fuso horário abrange os estados de Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,a porção oeste do pará,Roiama, RÔndonia e a maiosr parte do estado do Amazonas.Está quatro horas atrasado em relação á hora de londres e uma hora em relação a Brasilia.
Oquarto e último fuso horário fuso horário do Brasilcompreende a parte ocidental do Amazonas e o estado do Acre.Está cinco horas atrasado em relação á hora de Greenwch e duas horas em relaçao a Brasília.

A RELAÇÃO ENTRE RELEVO E HIDROGRAFIA

RELEVO É O CONJUNTO DAS DIFERENTES FORMAS EXISTENTES NA SUPERFÍCIE TERRESTRE CONTINENTAL E OCEÂNICA. A HIDROGRAFIA ESTUDA AS ÁGUAS EM GERAL NESTA UNIDADE VAMOS TRATAR PRINCIPALMENTE DAS ÁGUAS CONTINENTAIS.
O RELEVO E A HIDROGRAFIA SÃO INTERDEPENDENTES OU SEJA UM DEPENDENTE DO OUTRO. AS FORMAS DA CROSTA TERRESTRE DETERMINAM AS NASCENTES E OS CURSOS DOS RIOS.
ESTES POR SUA VEZ TRANSFORMAM O RELEVO CONTINUAMENTE MODELANDO AS FORMAS EXISTENTES E DANDO ORIGEM A OUTRA.


FONTE:PROJETO ARARIBÁ GEOGRAFIA
SÓNIA CUNHA DE SOUZA DANELLI

OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

Mercúrio,Vênus,Terra e Marte são planetas sólidos,formados principalmente por rochas,porisso são chamados de planetas rochosos.Júpiter,Saturno,Urano e Ntunotem dimençoes muito maiores que a dos planetas rochosos.São formadosfudamentalmente por gases,daí serem chamados de planetas gasosos. MECÚRIO-pode ser visto em certa época do ano como um ponto vermelho-amarelado no céu no fim da tarde e antes do sol nascer.Não tem nenhum satélite natural,sendo o mair planeta do sistema solar.VÊNUS-possui um brilho intenso e pode ser facilmente vito da Terra,antes do amanhecer ou ao anoitecer.O tamanho de Vênus é semelhante ao da Terra.Na atmosfera desse planeta há uma grande quantidade de gás carbonico;esse gás retém o calor do sol,tanto que a temperatura média anuel da superfície de Vênus é de 450c,muito maior que a temperatura média anual na superfície da Terra,que é de 15c.TERRA-é o planeta onde vivemos .Em nosso planeta,há um cpnjunto de fatores que permitem a existencia da vida do modo como a conhecemos.a presença de água líquida(especialmente a doce),a distancia do Sol,os gases da atmosfera e a temperatura da superfície são penas algumas das condiçoes que favoreceram o surgimento de seres vivos na Terra.MARTE-tem cerca da metade do diametro da Terra.A sua superfície é composta de rochas e de areia sendo coberta pelo mesmo material que forma a ferrugem,daí o fato de Marte tembém ser conhecido como o "Planeta Vermelho".Marte tem dois satélites naturais conhecidos:Fobos e Deimos.















































































































































































































































































































































































































































































































































erra

mais agua do que terra

mais agua do que terra

a agua esta em toda parte:nos lagos ,em lenços subterrâneos ,no ar ,nas plantas,nos animais
em nosso corpo.
Há seres vivos que são constituídos quase que totalmente de agua, como e o caso de agua ,como
e o caso da medusa,um animal marinho.
a agua e fundamental para a vida. para sobreviver,os seres vivos precisam manter no organismo uma adequada e constante quantidade de agua.
mais agua do que terra :
então,por que terra?
os nossos ancestrais (antepassados)desconheciam esta realidade :nosso planeta e recoberto por
aproximadamente 71%de agua e,portanto,apenas cerca de 29%de terras emersas (incluindo rochas e montanhas).
Eles não tinha condições de saber que a maior parte da superfície do planeta e recoberta por agua . Conheciam apenas pequenas massas de agua como rios e lagos . Omar, imenso,era
para eles um desconhecido .pouco sabiam o que podia haver alem da costa. por isso ,em muitos
lugares do mundo o nome do planeta e sinonimo de solo , a parte solida da superfície .Em português ,por exemplo, terra e o nome do nosso planeta e terra e o nome do solo em que pisamos.
estados físicos da agua

Qualquer porção de agua apresenta -se em um desses três estados físicos :liquido ,solido ou
gasoso.
A agua no estado liquido

A agua no estado liquido e encontrada nos oceanos ,mares ,rios ,lagos ,nas represas,fontes ,nos seres vivos ,etc.
os oceanos ,mares ,rios e lagos você estuda em geografia .

A agua que usamos para beber e cozinhar alimentos ,por exemplo,pode ser obtida de fontes,
rios ou poços profundo .A agua das fontes brota de lençóis freáticos;essas fontes podem ser encontradas em rochas ,montanhas ,matas .
Grande parte do corpo de animais e vegetais e formada de agua . No homem ,por exemplo,
a agua ,corres ponde a 70%de seu peso. Nas frutas (laranja,manga,melão,etc.)geralmente
também e grande a quantidade de agua.
por isso ,elas são muito utilizadas para fazer sucos.uma das frutas que contem mais agua (mais
de 90%)e a melancia.
A agua no estado solido

Neste estado físico ,a agua e gelo.
Encontramos agua no estado solido em certas nuvens,na neve,no granizo,na geada,nos icerbergs e nas calotas polares.
na nuvens.Existem nuvens (como os cirros)que contem gelo sob a forma de pequenos blocos.
Na neve . O resfriamento das minúsculas gotas de vapor de agua que se condensam no ar
forma a neve.São flocos de gelo que caem e formam grossas camadas que cobrem árvores,casas,caros e solo. no Brasil,apenas algumas regioes do rio grande do sul de santa Catarina recebem nevada esporádicas durante o inverno.
A agua no estado gasoso
O vapor de agua que se forma na terra e vai para o ar tem sua origem na evaporação da agua
dos mares ,rios ,lagos ;ate a respiração e na transpiração dos animais e vegetais há vapor de agua .
A agua evapora se condensa e se transforma em gotículas.essas gotículas vão se juntando;
quando a quantidade delas e suficientemente grande,formadas nuvens. ,













segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reconstruindo do tempo

O trabalho não pode ser encarado apenas como a rotina cotidiana dos indivíduos para obter o sustento.Olhando para a história da humanidade percebemos que o trabalho representa o poder humano de transformar a natureza para a satisfação de suas necessidades o desejos.Um poder que a sociedades,em diferentes épocas e espaços ,tentaram e tentam organizar,reunindo conhecimentos e criado técnicas de intervenção no Ambiente .Na maior parte das vezes,não percebemos o quanto as rotinas cotidiou seja,podemos não perceber o que a rotina do trabalhador na caça, na semeadura ou na colheita,na operação de uma máquina,no balcão de uma loja,no treinamento de futuros trabalhadores etc., está ligada a esse poder humano de criação que se expressa no trabalho.Por Isso,precisamos reflectir sobre o processo histórico de desenvolvimento das relações do homem com ambiente (natural e social) por meio do trabalho,como fizemos neste módulo.No entanto,muitas perguntas ainda precisam ser feitas,por exemplo:Esse processo trouxe contribuições para a melhoria na vida dos seres humanos no planeta? trouxe_lhes a felicidade ou a beleza?Você pode pensar em outras perguntas,mas lembre_se também de considerar se a distribuição dos aspectos positivos e também dos aspectos negativos desse desenvolvimento tem sido igualitária.

conceituaçao

CONCEITUAÇAO

os substantivos flexionam-se em género (masculino ou feminino),numero
(singular ou plural)e grau (diminutivo ou aumentativo).
os substantivos flexionam-se em género.os substantivos masculinos são aqueles que podem ser acompanhados do artigo masculino o (s).os substantivos femininos são aqueles que podem ser acompanhados do artigo feminino a (s).

ex: o fantasma ,a aparição.

substantivos biformes são aqueles que tem uma forma para o masculino e outra para o feminino.

ex:leão-leoa-lobo-loba

ex:menino-menina

cidadão-cidadã

pastor-pastora

camponês-camponesa

patrão-patroa

sabichão-sabichona

ex homem-mulher rapaz-moça

substantivos uniformes são aqueles que apresentam uma única forma para os dois géneros .podem ser comuns de dois géneros ,sobre comuns ou epicenos

ex:(o ou a) artista /estudante/cliente

ex: a criança (menino ou menina )a testemunha(homem ou mulher)

ex:a cobra -macho e a cobra fêmea .

ex:o cabeça do movimento foi encontrado .(o líder)

José bateu a cabeça ao passar pela porta .(extremidade superior do corpo)

não possui o capital necessário para iniciarão negocio.(dinheiro)

a capital do Brasil e Brasília.(cidade em que que fica a alta administração de um pais )

os substantivos flexionam-se em numero .quando se referem a um ser ou a um conjunto de seres ,estagno singular .ex:carro,frota. quando se referem a mais de um ser ou mais de um conjunto de seres ,estão no plural .

ex:carros ,frotas

esse tipo de modificação em que um substantivo passa para o aumentativo ou para o diminutivo

e a flexão de grau. há dois processos que a determinam:

grau sintético :quando são acrescentados sufixos aumentativos ou diminutivos.ex:filhinho,casebre,beiçorra,garrafão

grau analítico :o substantivo ,em sua forma normal ,e acompanhado por um adjectivo que indica aumento ou diminuição .ex:filhinho pequeno ,casa minúscula,beiço grande,garrafa enorme.

resumo

substantivos -flexão

género:

biformes-uma forma para cada género :rei-rainha,doutor-doutora.

uniformes

comuns de dois géneros-a distinção e feita pela presença de um determinante (artigo,pronome ou adjectivo):(o ou a)colega,(o ou a)interprete.sobre comuns-a mesma forma para sexo masculino

e para o feminino:a criança,cônjuge.

epicenos -animais:o jacaré-macho,o jacaré femea .

numero

singular -refere-se a ser um grupo de seres :animal ,chefe ,pão,boiada.

plural-indica mais de um ser ou grupo de seres:animais ,chefes,pães,boiadas.

grau

aumentativo-exprime ideia de aumento :gatarrão ou gatazio(forma sintética),gato grande ou enorme (forma analítica).

diminutivo-expressa diminuição de tamanho:gatinho (forma sintética),gato pequeno ou minúsculo(forma analítica).