segunda-feira, 24 de outubro de 2011

mais de 100 milhoes sem rede de esgoto

(...) chega a 102 milhões de pessoas,cerca de 60% da população,a parcela de brasileiros que não tem acesso a redes de esgotos.
E essa carência não se estende apenas aos bairros pobres e periferias das capitais e á maior parte do interior do país.Em bairros chinques do Rio[...] onde se erguem mansões luxuosas,a rede de esgotos simplesmente não existe,ou serve a uma ínfima minoria da população.
De 1989 a 2000,não houve mudança significativa.Dos 4425 municípios existem em 1989,47% tinham algum tipo de rede de coleta.Onze anos depois,a percentagem subiu apenas um pouco:foi para 53%.
os números do esgoto mostram situações extremas.Na Região Norte,a quase totalidade (97,2%) dos moradores não é atendida.Dos Estados,Tocantins é que tem o pior serviço:quase ninguém,ou melhor 98,7% dos habitantes não são ligados a rede.Das regiões, o Sudeste é que tem a melhor abrangência:76,6% da população contam com rede cole tora.
A Região Sul,uma das mais desenvolvidas do país,apresenta um índice ruim(só 26% da população atendidos),apesar de as principais cidades apresentarem uma rede geral.A explicação dos técnicos é que há um grande números de pequenos municípios nos Estados da Região,onde o uso de fossas sépticas é muito difundido.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário