segunda-feira, 14 de março de 2011

Vida na adolescencia



Na aula de hoje aprendemos sobre sexo e sexualidade vamos começar pelos adolescentes :

Limites

Confrontada com a crise da adolescência e com a necessidade de construir uma identidade, a jovem atravessa um período de grande solidão e abandono. Devido a ter um pai ausente e uma mãe que por sua vez é demasiado imatura, permissiva, tolerante e que não oferece o papel de uma figura vinculativa (essencial para a formação da sua personalidade) a jovem entra em desespero.

Educar adolescentes

Todos os adolescentes são mais ou menos rebeldes. Pela sua ânsia natural de independência opõem-se aos valores e autoridade dos pais. Querem saber por que determinadas normas lhes são impostas e onde se situa a fronteira entre o bem e o mal, e precisam de respostas seguras e razoáveis.

Etapas da adolescência

A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas… como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos! No adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.

Vejamos, pois, em que consiste a adolescência e o que é a maturidade; quais são as mudanças que os adolescentes costumam sofrer, bem como as fases pelas quais vão passando, para podermos ter atitudes positivas que favoreçam a superação dessa crise.

Não te preocupes com o teu adolescente

Nós, os pais, ficamos angustiados quando chega a adolescência. Esquecemo-nos de que a vida é para a frente. Queremos que este filho seja como era uns meses antes. Mas NÃO! A adolescência é uma etapa mais na vida.
Vai para o outro lado do rio. Anima o teu filho a aprender a nadar. Estimula-o para que continue nadando. Dá-lhe confiança em si mesmo. Espera com paciência. Apoia-o. Por acaso não passaste também pela adolescência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário